Você está agora em:    Home | Artigos | Qual a diferença entre Video Composto (Composite Video - RCA) e S-Video?

Qual a diferença entre Video Composto (Composite Video - RCA) e S-Video?

Sáb, 07 de Julho de 2007 06:54 Administrador
Imprimir PDF

 

boxVocê sabe qual a diferença entre um conector Composite Video (Video Composto) e um conector S-Video?
Se não sabe, vai ficar sabendo em detalhes aqui neste artigo!

 

Conector Video Composto

 

Composite Video

Em portugês seria: Video Componente, também conhecido por RCA por usar esse tipo de plug.

Vídeo composto sempre foi o formato padrão da televisão analógica. Existe o conector RF de video composto no qual o sinal de video é combinado com um sinal de som e modulado sobre uma portadora de RF. Mas a referência deste artigo é ao Video Composto de conexão RCA, como você vê na figura ao lado.
Em contraste com o formato de vídeo componente (YPbPr) que é transportado o sinal em 3 cabos separados, sendo cada um a cor do video, o video composto inclui cores de um sinal de nível de linha única, tudo no mesmo conector,
que combina em um fio as informações de vídeo necessárias para recriar uma imagem a cores, bem como de linha e impulsos de sincronização de trama. O sinal de vídeo de cores é uma combinação linear de a luminância da imagem, e uma subportadora modulada transporta a informação de crominância ou cor, uma combinação de tonalidade e saturação. Os detalhes do processo de codificação podem variar entre os sistemas NTSC, PAL, PAL-M (sistema brasileiro) e SECAM.
Em edição de video no Brasil, usamos somente o sistema NTSC, já que não existe editor que edite em PAL-M.

Vídeo composto é muitas vezes designado pelas iniciais:
CVBS, que significa "Cor, Vídeo, Branqueamento, e Sincronismo".

 




S-Video

Conector S-video

S-Video é abreviatura de Separate Video, "vídeo separado" em inglês, também conhecido como Y/C é como o Video Composto, um sinal de vídeo analógico, mas com dois sinais separados (brilho e cor), diferentemente do vídeo composto nesse caso, que carrega o sinal inteiro em um pacote. O S-Video trabalha na resolução de 480p ou 576i.

Os sinais de luminância (Y; greyscale) e a informação modulada da crominância (C; colour) são transmitidos em pares separados, porém são sincronizados.

No vídeo composto, o sinal de Luminância é filtrado por um circuito passa-baixas (low-pass filter) para prevenir o efeito chamado de crosstalk entre as altas frequências da informação da Luminância e a portadora do sinal de Crominância. Como o sistema S-Video separa em dois o sinal de vídeo, o uso do filtro passa-baixa não é mais necessário, evitando assim as perdas do sinal de vídeo. Isto aumenta a largura de banda para a informação do Luminância, e elimina também o problema de crosstalk com o sinal de cor ([Crominância]). O indesejado efeito de dot crawl (um defeito visual no video) é eliminado. Isto significa que o S-Vídeo consegue transmitir muito mais informação do vídeo original, e assim uma reprodução melhor da imagem quando comparada ao vídeo composto.

O que diferencia o S-Video de sistemas de vídeo composto "mais elevados" é que o S-Vídeo carrega a informação da cor em apenas um sinal. Isto significa que as cores têm que ser codificadas de alguma forma tal como NTSC, PAL, PAL-M e SECAM. Assim, para a compatibilidade plena entre os dispositivos usados, devemos utilizar não somente o sistema S-Video compatível, como também o mesmo sistema de codificação de cor (NTSC, PAL, PAL-M e SECAM).

S-video - Pinos


Número dos pinos (olhando para o socket).

 

Atribuição dos pinos
Pino Nome Função
1 GND Terra (Y)
2 GND Terra (C)
3 Y Intensidade (luminância)
4 C Cor (crominância)
5 SPDIF
Áudio
6 Composite Vídeo Composto
7 GND Terra (Áudio)

 

 

SA Productions - A tecnologia ao seu alcance!

www.saprodu.com.br

Última atualização em Qui, 09 de Agosto de 2012 16:14
 

IMPORTANTE!!! Não respondemos suporte técnico nos comentários do Facebook!

Busca no Forum - SA Productions

Keyword

SEO Stats powered by MyPagerank.Net