Em que formato editar? em HDV (alta definição) ou se em DV (padrão de DVD NTSC)?

Dom, 08 de Julho de 2012 23:48 Administrador Tutoriais - Tutoriais Técnicas de Uso Pinnacle Studio e Avid
Imprimir PDF

Com respeito a capturar em alta definição, geram alguns requerimentos e detalhes que precisam ser ponderados antes:
1- É necessário ter uma máquina bem potente, recomendado um quadcore de 2.6GHZ por núcleo ou + e 4GB de memória ou mais, rodando o Windows 7, de preferência 64bits. Principalmente se você for editar no formato AVCHD.
Se você capturar em HDV com uma placa de captura como a que temos na loja - CLIQUE AQUI, uma máquina com um core 2 duo seria o suficiente para editar com boa performance, mas é claro, com placa de video moderna e potente, etc..

2- Se for capturar em alta definição, você deverá finalizar em alta definição, por exemplo em blu-ray. Para isso vc precisa ter um gravador de blu-ray na máquina. Veja bem, de nada adianta você capturar em alta definição HDV, por exemplo em 1920 X 1080 ou 1280 x 720 (que é uma excelente definição também intermediária) se você vai finalizar em DVD. Ou seja, toda qualidade da captura, o trabalho na edição (a edição tende até a ficar mais lenta em HDV se não possuir uma máquina TOP) será inútil. Se for capturar em HDV, vc deve finalizar em HDV, caso contrário então filme com sua filmadora em DV e capture em DV (recomendado formato MPEG2 para finalizar no formato de DVD de video NTSC padrão - 720x480 pixels) e edite e finalize em DVD.

Obs. se você possuir uma filmadora como a HD 1000 da Sony e se for capturar pelo Pinnacle Studio 14 (o Studio 14 e 15 são mais recomendados para se trabalhar em HDV do que qualquer versão anterior, o Studio 15 é mais indicado ainda se for editar video em alta definição no formato AVCHD, os plugins foram aprimorados ), vc deve saber que a captura será em alta definição, portanto a edição tenderá a ficar pesada pois captura em formato .mv2, assim vc deverá finalizar em HDV, Blu-ray.

Agora, caso possua uma filmadora dessas de alta definição ou semelhante e se for finalizar video SOMENTE no formato DVD, é recomendável que filme no formato DV (720 x 480) ao invés de filmar em alta definição, para depois editar no formato padrão NTSC. Versões anteriores ao Pinnacle Studio 14 capturam já em MPEG2 (que é o padrão de DVD) via fireware, seria bem melhor usar esse formato na captura do que usar o formato AVI.
Você pode também usar um programa como o Instant DVD Recorder para capturar e depois importar no seu Pinnacle Studio o video capturado (ele captura no formato VOB que é de DVD, vc pode renomear a extensão do arquivo para MPEG, para poder importar no Studio, ou então escolher a opção de todos os arquivos ao abrir o video no Studio).

3- Outra coisa que vale analisar é se seus clientes tem Blu-ray players, se não, de nada adiantará você finalizar video em alta definição se a maioria tem TV antiga ou não tem Blu-ray players! Você até poderá fazer de acordo com o que o cliente desejar, trabalhos em HDV ou no padrão NTSC - DV. Em uma TV de cinescópio (antiga) praticamente não tem diferença alguma assistir um video em HDV ou em DVD, ambos finalizados com qualidade.
Agora ao assistir em modernas TVs de leds, cristal liquido, ou plasma, os videos filmados e finalizados em alta definção, como em Blu-ray (HDV) ou pelo menos em DVD dual layer (9 GB) terão qualidade bem superior!

Última atualização em Sex, 10 de Agosto de 2012 13:46
 

Discuta este artigo
Você precisa fazer login ou registrar-se para participar da discussão.

IMPORTANTE!!! Não respondemos suporte técnico nos comentários do Facebook!

SEO Stats powered by MyPagerank.Net