O chipset (ou seja, o integrado controlador) de vídeo é responsável por processar as informações, transformá-las em imagem e enviá-las ao monitor, seja ele do computador ou do notebook. Todo computador e notebook possuem um chipset de vídeo soldado em sua placa mãe, todos sem exceção.
A principal diferença entre uma placa de vídeo on-board e uma placa de vídeo off-board é:
*Tradução de On-Board: On=Na, Board=Placa, ou seja, Na placa, e igualmente é a tradução de Off-Board, onde Off=Fora.
Mas a diferença não resume somente a isso, a placa de vídeo on-board, precisa da memória e do processador do seu computador para funcionar, no caso da memória ela usa uma parte da memoria que seu computador tem (a chamada memória compartilhada), essa quantidade que ela separa pode ser configurada, de acordo com o que fazemos no computador (jogos, photoshop, corel, autocad), então se seu computador tem 512mb de memória e a placa de vídeo on-board esta configurada para usar 256mb, ela vai separar este 256mb e todo o resto do computador vai ter só 256mb para usar, ou seja, metade da memória que você tem instalada e se o computador é usado para jogar, alem da placa de vídeo usar a memória ela vai usar também o processador, pois tudo que a placa de vídeo terá que mostrar no monitor quem vai ter que transformar é o processador. Ou seja, o desempenho de seu computador acaba caindo drasticamente ao usar um aplicativo que exiga um gráfico com boa resolução.
Já a placa de vídeo off-board não usa a memória e o processador da mesma forma, a placa de vídeo é formada por 3 componentes básicos, um controlador de vídeo (chipset) ou processador de vídeo, memórias e uma placa, nesta placa são soldadas as memórias e o processador de vídeo (GPU – Graphics Processing Unit Ou Unidade de Processamento Gráfico). Ou seja, esta placa não utiliza a memória instalada no seu computador, pois ela tem a sua própria memória e seu próprio processador. Neste caso o computador apenas transmite as informações de vídeo para a placa e ela fica responsável por processá-las e enviá-las ao monitor. O chipset de uma placa de vídeo off-board é feito para processar informações muito mais rápido do que o chipset da placa de vídeo on-board consegue. Sendo assim seu computador pode utilizar toda a memória disponível para ele e também muito mais do processador, pois a tarefa de processar informações de vídeo não é mais dele.
Por estes motivos que NÃO recomendamos o uso de placas de video onboard para edição de video. É altamente recomendável que utilize uma placa de vídeo off-board, pois o computador vai ter todo o processador e toda a memória para fazer o jogo rodar, diminuindo assim a possibilidade da edição ficar travando (trava o editor de video ou muitas vezes nem rodam os componentes) e até o computador travar.
É importante observar que NEM TODA placa mãe tem placa de video on-board! Placas mãe da ASUS ou outras marcas, que sejam de boa qualidade e sejam mais dedicadas a jogos ou multimidia, edição de video, não possuem placa de video incorporada (onboard).
Para verificar: se você olhar atrás do seu computador irá ver um conector parecido com algum da imagem abaixo, localizado na parte dos dispositivos On-board no seu computador: