Você está agora em:    Home | Artigos | Qual a diferença entre placas de video Onboard e Offboard?

Qual a diferença entre placas de video Onboard e Offboard?

Sex, 17 de Agosto de 2012 00:04 SA Productions
Imprimir PDF

 

box

Você sabe qual a diferênça?
O que isso conta em suas edições de video?

O chipset (ou seja, o integrado controlador) de vídeo é responsável por processar as informações, transformá-las em imagem e enviá-las ao monitor, seja ele do computador ou do notebook. Todo computador e notebook possuem um chipset de vídeo soldado em sua placa mãe, todos sem exceção.

A principal diferença entre uma placa de vídeo on-board e uma placa de vídeo off-board é:

  • Placa de Vídeo on-board é soldada na placa mãe, ou seja, não há possibilidade de se trocar a placa de vídeo on-board por uma melhor (embora mesmo a placa mãe tendo uma placa onboard acoplada, geralmente tem um slot PCI-E x16 para expansão);
  • Placa de Vídeo Off-board é uma placa separada do computador que é conectada à placa mãe, geralmente com MUITO MAIS performance que uma placa onboard, podendo inclusive ser substituída no caso de um upgrade ou de um defeito.

*Tradução de On-Board: On=Na, Board=Placa, ou seja, Na placa, e igualmente é a tradução de Off-Board, onde Off=Fora.

 

Mas a diferença não resume somente a isso, a placa de vídeo on-board, precisa da memória e do processador do seu computador para funcionar, no caso da memória ela usa uma parte da memoria que seu computador tem (a chamada memória compartilhada), essa quantidade que ela separa pode ser configurada, de acordo com o que fazemos no computador (jogos, photoshop, corel, autocad), então se seu computador tem 512mb de memória e a placa de vídeo on-board esta configurada para usar 256mb, ela vai separar este 256mb e todo o resto do computador vai ter só 256mb para usar, ou seja, metade da memória que você tem instalada e se o computador é usado para jogar, alem da placa de vídeo usar a memória ela vai usar também o processador, pois tudo que a placa de vídeo terá que mostrar no monitor quem vai ter que transformar é o processador. Ou seja, o desempenho de seu computador acaba caindo drasticamente ao usar um aplicativo que exiga um gráfico com boa resolução.

Já a placa de vídeo off-board não usa a memória e o processador da mesma forma, a placa de vídeo é formada por 3 componentes básicos, um controlador de vídeo (chipset) ou processador de vídeo, memórias e uma placa, nesta placa são soldadas as memórias e o processador de vídeo (GPU – Graphics Processing Unit Ou Unidade de Processamento Gráfico). Ou seja, esta placa não utiliza a memória instalada no seu computador, pois ela tem a sua própria memória e seu próprio processador. Neste caso o computador apenas transmite as informações de vídeo para a placa e ela fica responsável por processá-las e enviá-las ao monitor. O chipset de uma placa de vídeo off-board é feito para processar informações muito mais rápido do que o chipset da placa de vídeo on-board consegue. Sendo assim seu computador pode utilizar toda a memória disponível para ele e também muito mais do processador, pois a tarefa de processar informações de vídeo não é mais dele.

Por estes motivos que NÃO recomendamos o uso de placas de video onboard para edição de video. É altamente recomendável que utilize uma placa de vídeo off-board, pois o computador vai ter todo o processador e toda a memória para fazer o jogo rodar, diminuindo assim a possibilidade da edição ficar travando (trava o editor de video ou muitas vezes nem rodam os componentes) e até o computador travar.

Como saber se o seu computador tem uma placa de vídeo on-board ou off-board?

É importante observar que NEM TODA placa mãe tem placa de video on-board! Placas mãe da ASUS ou outras marcas, que sejam de boa qualidade e sejam mais dedicadas a jogos ou multimidia, edição de video, não possuem placa de video incorporada (onboard).
Para verificar: se você olhar atrás do seu computador irá ver um conector parecido com algum da imagem abaixo, localizado na parte dos dispositivos On-board no seu computador:

Placa de video Onboard - terminais

 

Agora, se o seu computador possuir um destes conectores na parte de trás do CPU - dispositivos Off-Board quer dizer que o seu computador possui uma placa de vídeo off-board.

Conecto de placa de video offboard

Você também pode seguir o cabo que sai do monitor e vai até o computador, onde ele estiver conectado é a placa de vídeo.
Algo a observar é que geralmente quando você instala uma placa de video offboard a placa mãe geralmente desativa a placa onboard automaticamente. Em algumas placas mãe é necessário desligar a placa de video onboard pelo SETUP da placa mãe (ao ligar o computador, geralmente naquela tela azul).

 

QUAL A MELHOR PLACA DE VIDEO OFF-BOARD?

Algo que você deve saber também é que algumas placas offboard são fracas para se editar video.
Ao comprar uma placa de video off board você precisa atentar para os seguintes dados em ordem de importância:
1- O Slot de conexão, se é PCI-E (express) 16X ou mais antigo, o AGP (placas mãe modernas são todas PCI-E 16X, a performance é bem superior às antigas AGP.
2- O clock do processador (esse é um dos, ou o elemento mais importante na placa de video para edição).
3- Interface da memória, ou seja a velocidade de transmissão de dados por milissegundos, bem importante isso, principalmente para rodar jogos ou editar video em alta definição!
4- Quantidade de memória. Embora algumas pessoas acham isso muito importante, não é tanto como os itens acima, mas sem dúvida pode dar uma diferença em determinado aplicativo que esteja rodando. As placas de video modernas são geralmente acima de 512MB de memória, uma boa quantidade!
É óbvio ainda que uma placa de video que inclua todos os elementos acima em elevado valor, o preço será mais elevado também...
Última atualização em Qui, 10 de Abril de 2014 22:25
 

IMPORTANTE!!! Não respondemos suporte técnico nos comentários do Facebook!

Busca no Forum - SA Productions

Keyword

Outros 'posts' de SA productions

SEO Stats powered by MyPagerank.Net