Você está agora em:    Home | Artigos | Qual a diferença entre VGA, HDMI, DVI, Video Componente e Video Composto?

Qual a diferença entre VGA, HDMI, DVI, Video Componente e Video Composto?

Sáb, 07 de Julho de 2007 06:54 Administrador
Imprimir PDF

boxVocê sabe qual a diferença entre VGA, HDMI e DVI?
Se não sabe, vai ficar sabendo em detalhes aqui neste artigo!




VGA

É quase certo que a conexão entre o monitor eo PC é um dos três tipos de cabos: VGA, HDMI e DVI. Então, qual é a diferença?

VGA é o mais antigo padrão de três, tendo sido introduzida em 1987. VGA tem a capacidade apenas de transmitir video e não som, não contém qualquer transmissão digital - é um sinal analógico, significando que a qualidade do cabo, a qualidade dos pinos, e a distância a partir do PC para o monitor, todos têm um efeito sobre qualidade de vídeo. Se o seu conector tem parafusos pequenos próximos ao cabo, e se parece com este primeiro gráfico ao lado, é VGA.






DVI



DVI foi inventado em 1999 e é similar ao VGA e HDMI. Ele pode ser configurado para digital, analógica, ou ambos; ele pode lidar com a gestão de direitos digital; e pode ser convertido em ambos HDMI e VGA através de um cabo conversor ou dongle (dispositivo conversor pequeno). É muito provável que a sua placa de vídeo possua uma saída HDMI e um conector DVI, ou um ou o outro, e, muitas vezes, vem com o dongle (multicabo) necessário. Ele não suporta som (áudio), como o HDMI , e se parece com a imagem ao lado.








HDMI

HDMI, que apareceu pela primeira vez em 2003, é freqüentemente encontrado em televisores modernos, mas também na maioria dos monitores mais novos de PC, e está rapidamente se tornando o hardware necessário na maioria dos laptops. HDMI é um padrão puramente digital, ou seja, a conexão for feita em "ligado" (1) ou "desligado" (0).
- obs. vale lembrar que a informação digital consiste em ligado ou desligado somente, numa combinaão de milhares dessas informações.
- A qualidade do cabo, a distância a partir da máquina para o monitor e do tipo de metal no conector são todos praticamente irrelevantes (de modo que não adianta ficar pagando muito caro por um cabo HDMI, claro que o conector deve ser de boa qualidade para evitar "mau contato", mas o cabo não precisa necessariamente ser de ouro ou banhado a ouro para você ter a máxima qualidade!).
- HDMI também pode lidar com segurança, o que significa que certos tipos de sinais, tais como TV por assinatura, pode ser impedido de viajar ao longo de um cabo HDMI (as TVs assinatura usam muito isso hoje em dia, exigindo que o telespectador pague para decodificar o sinal digital enviado, isso "graças" a tecnologia digital). HDMI manipula som, bem como de vídeo, para um monitor com um fone de ouvido, basta um cabo HDMI para "pegar" a saída de som do seu laptop. O conector HDMI é parecido com este gráfico ao lado.




VIDEO COMPONENTE

Cabo Video Componente

O cabo Video Componente consiste em 3 conectores de cores vermelho, azul e verde, como vê na imagem ao lado. Essas cores são respectivamente as cores do video individualmente transmitidas nos cabos.
O sinal de Vídeo componente é um sinal exclusivamente de vídeo que divide a imagem em três componentes: dois de cor (azul Pb e vermelho Pr) no qual definem as cores e um de luminância (verde Y), diferentemente do vídeo composto, onde o sinal de vídeo é transmitido como um só, no qual a qualidade acaba caindo muito. Mesmo Componente sendo um sinal analógico, a qualidade é muito superior a Video Composto pois graças a divisão de sinais em 3 conectores alcança a definição de 1080p (FULL HD!!). Para transmitir o áudio, usam-se cabos separados, no mesmo padrão RCA.
- Algo importante a mencionar, é que diferente de um cabo HDMI cuja transmissão é toda digital no caso do Video Componente é de alta importância que você use um cabo de alta qualidade e também plugs de alta qualidade, que não oxidem, caso contrário poderá ter perdas na captura. Também não deve usar um cabo longo, pois dá perda no sinal.



IMPORTANTE! Alguns usuários leigos confundem facilmente a conexão Video COMPOSTO com Video COMPONENTE. Elas são diferentes!

Como já mencionado acima a conexão Composto é uma conexão mais antiga e mistura os sinais componente em um só, sendo de qualidade inferior a Componente, mas observe que essas entradas são INCOMPATÍVEIS!
Se você ligar o plug RCA verde de um gravador que grave via Componente em uma saída Composto (RCA amarelo) o que terá é um video preto e branco com "chuviscos"!
Portanto preste atenção antes de comprar um gravador de video ou placa de captura se seu equipamento de video que vc deseja gravar, tem saída COMPOSTO ou COMPONENTE.
Confira abaixo um conector com saída Composto (RCA amarelo):

Cabo Video Componente Cabo Video Componente
Conector RCA: Video COMPOSTO Conector RCA: Video COMPOSTO
+ conectores RCA de áudio esquerdo e direito (branco e vermelho)


Vídeo Componente X HDMI

Ambos tem a função de levar a imagem de um dispositivo de mídia para a tela de uma televisão ou monitor ou placa de captura com alta qualidade.
A principal diferença é que o HDMI/DVI leva o sinal de forma digital, enquanto o Vídeo Componente trabalha de forma analógica.



Qual a importância disso? Muitos dos modelos de televisores, aparelhos de DVD, e até mesmo consoles video-games mais recentes oferecem os dois tipos de entrada e cabe a você, usuário, decidir qual é a melhor opção no seu caso.

Usuários exigentes dizem que a qualidade de uma captura com cabo Video Componente fica inferior à com cabo HDMI. O certo é que o HDMI transfere sinais digitais, portanto não existe perda na transferência e o Componente como mencionado acima, trabalha com sinais analógicos, podendo ocorrer perdas na qualidade de imagem. Mas a qualidade depende de alguns fatores também, depende do equipamento que está reproduzindo (se a saída é pura e mantém a transferência do sinal informado), se os cabos usados são de boa qualidade e depende também do que você vai capturar e para que vai usar!
Para começo de conversa, o sinal analógico não está perto do fim e muitos televisores modernos e 3D usam conexão Video Componente à 1080p (além de video Composto); analisando bem, a sua qualidade pode ser aparentemente a uma captura com cabo HDMI.
Veja bem, se você pretende capturar um video para postar no Youtube, uma qualidade excelente é a de 720 pixels. Sabendo que as conexões de internet nas residências, comércios, etc... de nosso Brasil a fora é em média de planos da operadora de "2 mega" ou "6 mega" (megabits por minuto e não por segundo) de nada adianta você postar um video em 1920 x 1080 ficando uma CARROÇA para alguns usuários assistirem, claro que não vão usar a máxima resolução, a menos que alguns poucos façam o download do video para assistirem depois, isso se o seu video for muito interessante!
Assim sendo, se você capturar a 720 pixels tanto de um cabo analógico como de um cabo Video Componente, a qualidade será quase a mesma!

O Cabo Video Componente também pode capturar video até mais de 1080p com excelente qualidade, em muitos casos sem diferença notável para muitos, de uma captura feita com um cabo HDMI a 1080p, bastando ter um cabo de boa qualidade e um equipamento que executa e outro que captura com boa qualidade. Mas se você é um usuário exigente, claro que seria recomendado o HDMI ao video Componente!

Agora se comparar uma captura via cabo Video Componente em relação ao Composite Video (video-composto) é GRANDE a diferença de qualidade. CLIQUE AQUI para ver sobre conector Composite Video (video composto - RCA).

Outro fato importante:
Ao capturar de games PS3 ou de um receptor ( decodificador ) de TV assinatura via HDMI você terá o problema da proteção HDCP que impossibilita você de capturar desses tipos de conexões (a maioria das placas de captura não capturam de proteção HDCP). Assim sendo com o Video Componente você não corre este risco!
- imagine se você comprou uma placa de captura para capturar do Playstation ou de Tv assinatura, a cabo, satélite: Sky, Net, etc... ter a terrível surpresa de que não é possível capturar! Nesse caso você precisaria adquirir um conversor HDMI splitter - CLIQUE AQUI.

Finalizando, o Vídeo Componente é um sinal de vídeo que comprime a imagem em dois componentes de cor (azul e vermelho) e um componente de luminância (imagem preto e branca). Utilizado para obter uma melhor qualidade de imagem (do que o video Composto) de DVDs Players, receptores de tv assinatura, etc... Como o Vídeo Componente trabalha com vídeo analógico chega a ter qualidade um pouco inferior a HDMI que é digital e exige cabo (recomendado blindado) de alta qualidade para lidar com o sinal de áudio.

Agora você sabe as diferenças entre cada um desses tipos de cabos, e os prós e contras de cada um. Considere-se informado sobre conectores de vídeo!


SA Productions - A tecnologia ao seu alcance!

www.saprodu.com.br

Última atualização em Ter, 20 de Setembro de 2016 14:22
 

IMPORTANTE!!! Não respondemos suporte técnico nos comentários do Facebook!

Busca no Forum - SA Productions

Keyword

Outros 'posts' de SA productions

SEO Stats powered by MyPagerank.Net